Olá, meus amores!

Estamos no mês de outubro, que todos os anos é marcado pelas campanhas de conscientização sobre o câncer de mama no mundo inteiro. Os números sobre a doença são muito assustadores, e infelizmente todo mundo conhece alguém que passou por este câncer. Temos mais é que nos mobilizarmos e divulgarmos o #OutubroRosa, principalmente nós mulheres.

Todos os anos, eu penso numa forma concreta de fazer minha parte aqui no blog. Eu não queria ser só mais uma a falar e não agir, sabe? Foi assim que eu lembrei de uma coisa muitíssimo especial que faz todo sentido neste período: a doação de cabelos.

Contei por aqui, em janeiro, que cortei meu cabelão enorme, deixando ele na altura dos ombros, e que tinha o intuito de doar para alguma instituição que fizesse perucas com o cabelo doado para pessoas que passam pelo processo da quimioterapia. Por várias razões de procrastinação e contratempos, nunca havia entregue as madeixas cortadas. Esta semana peguei nos fios novamente, e me dei conta de como é bom desapegar: meu cabelo já está gigante, e se quisesse cortar e doar mais já poderia (a título de curiosidade, cronograma capilar é o que faz meu cabelo crescer como mato).

Criei vergonha, e fui procurar onde entregar minha doação. Descobri um projeto muito legal na net chamado Rapunzel Solidária. A ação consiste em receber pacotes com os cabelos doados e repassar para os profissionais que confeccionam as perucas. Foi muito simples enviar:

Quando for cortar, peça para o cabeleireiro usar uma liga para prender o que você vai doar. Para não perder os fios no pacote, coloque numa mochilinha simples assim.


Numa caixinha, bem lacrada, você coloca em cima o endereço do projeto, e embaixo o seu endereço e remetente. Agora é só enviar nos Correios! Qualquer dúvida, corre lá no link que deixei do projeto que tem mais informações


Vale lembrar que já existem muitos locais que fazem essa recolha pessoalmente no Brasil inteiro. Aqui em Recife, por exemplo, o IMIP e o Hospital do Câncer recebem. Mas, caso na sua cidade não exista nenhum projeto deste, envia pra projetos como este. Vale muito, muito a pena. Não tenho dúvidas de que pra sempre ofertarei estes fios que fazem outras pessoas tão felizes. 


Encontrei algumas informações sobre prevenção do câncer:






Espero ter incentivado vocês a fazerem um gesto concreto neste Outubro Rosa. Um beijão, e até mais!





5 Comentários

  1. Vcs sabem se Maringá no PR, tem algum lugar que aceita doação de cabelo? Minha filha de 10 anos gostaria de doar e precisamos incentiva-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei... Normalmente, em hospitais especializados em câncer, há algum projeto ou informação sobre.

      Excluir
  2. Vcs sabem se Maringá no PR, tem algum lugar que aceita doação de cabelo? Minha filha de 10 anos gostaria de doar e precisamos incentiva-la.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Um pouco mais que R$ 13,00... eles enviam via PAC.

      Excluir