Olá, meus amores! Perdoem-me pelo horário da resenha; passei o dia fotografando e preparando o conteúdo para toda a semana. Como tinha prometido, trouxe uma batalha completa entre três das marcas que mais ouvi comentários positivos. Foi muito difícil achar avaliações concretas para saber quais canetinhas valiam à pena comprar; peço inclusive que vocês me indiquem por favor quais opções existem que eu ainda não testei. Quero fazer mais resenhas assim!

Para hoje, teremos a análise de Bic, Faber Castell e Staedtler (o número de cores não é relevante na análise; Faber Castell tem canetinhas com embalagem tradicional, acho que de qualidade idêntica aos que vou mostrar).
(perdi todas as fotos das canetas Bic recém abertas, I'm sorry!)



Pigmentação e aspecto de ranhura

Na foto de cima, fiz o teste em uma folha sulfite simples, e na debaixo, numa folha de gabarito do livro Floresta encantada, que tem um papel mais trabalhado. O aspecto visual foi o mesmo nos dois papéis (creio que o foco deixou a debaixo mais clara). O teste foi feito com preto, que deu muita diferença entre as marcas, mas nas outras cores a pigmentação é muito parecida, com destaque para as canetas Faber Castell, de pigmentação excelente. A melhor diminuição do aspecto de ranhura é disparada da Faber, que em alguns momentos dissolve essas manchas quase totalmente. As canetas Bic fica em segundo lugar neste quesito, conseguindo dissolver um pouco essas manchas. As canetas Staedtler, apesar de também suavizar um pouco, é a que deixa o aspecto de ranhuras mais aparente.



Manchas no verso

Usando o mesmo teste anterior, avaliei quais canetas mais mancham, em folha sulfite e do Floresta Encantada consecutivamente. A realidade é que todas mancharam em papel sulfite. Já no papel mais trabalhado do livro, a Bic surpreende: não mancha de jeito nenhum! Claro que com muitas camadas pode passar tinta, mas até agora a minha experiência com a marca me prova que são confiáveis para usar no livro. As canetas da Faber não mancham, mas ficam beeeeem no limite de manchar; um pouco mais de tinta e camadas e já era. A Staedtler é totalmente não recomendável para quem deseja usar nos livros desta linha e não quer estragar o desenho de trás da folha; todas as vezes em que usei, mancharam.



Pontas

As pontas das canetinhas são muito parecidas, e a qualidade de todas é muito boa. Na ordem da esquerda para a direita: Faber, Bic e Staedtler. O único plus a ser destacado é a função "vai e vem" da Faber, que não deixa a ponta entrar acidentalmente e invalidar o produto.



Cor do conteúdo e das embalagens

Na ordem, de cima para baixo: Bic, Faber e Staedtler. Neste quesito, surpresas: todas as marcas foram muito aprovadas. O que notei é que, por exemplo: se separo os verde-escuro de cada marca, e os três têm embalagens de cor idêntica, não necessariamente a cor do conteúdo é igual, pois uns são mais quentes, outros mais frios, e nem por isso fica diferente da embalagem. Então, não adianta, tem que testar mesmo as cores antes de pintar.



Preço

Como já se esperava, a Bic e a Staedtler ganham neste quesito, mas não com muita vantagem. As canetas das duas marcas, com 12 cores, fica por volta de R$ 17,00, enquanto a caixa de 12 cores da Faber custa em média R$ 23,00.



Extras

Não notei muitos destaques extras nas canetinhas, somente um. Essas canetas da Faber vêm com espaço para anotar o nome, o que é bem útil em ambientes, como escola, em que os materiais se misturam e se perdem (acho que é uma vantagem só dessa embalagem). 




Então, o quadro final fica assim:




O que vocês acharam? Não deixem de comentar opiniões sobre as marcas mostradas e de deixarem dicas de outras marcas para eu testar no futuro.

Um beijão, e até logo com mais resenhas!




3 Comentários

  1. Obrigado! Achei muito útil! Eu precisava comprar a canetinha certa para a minha namorada colorir o livro floresta encantada, e graças ao seu texto descobri que a Bic é a melhor! Abs.,

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Achei muito útil esse seu artigo. Adorei!

    ResponderExcluir
  3. Sabe me dizer se manchou o verso? Quero começar a pintar o meu. Obrigada

    ResponderExcluir