Olá, meus amores! Está começando 2015, e agora é a época mais empolgante para pensar em organização e metas. Antes de o ano virar, postei para vocês um vídeo com minhas principais metas para este novo ano, e agora é hora de se programar para conseguir cumpri-las.

Nesses últimos dias, quando sentei para planejar como faria tudo o que preciso e que pretendo para 2015, uma questão que disparou minha preocupação foi: como vou arrumar tempo para fazer tudo isso? Quem me acompanha sabe a recorrência com que venho aqui e digo "sumi porque estava sem tempo", e isso sempre me preocupou muito. Senti que em 2014 minha qualidade de vida diminuiu BASTANTE porque meu tempo ficou uma loucura; nunca dava tempo para descansar, para estudar, para gravar... E então pensei: se com 20 anos, morando só, eu vivo assim, como será quando tiver uma família, por exemplo?

Resolvi então correr atrás de dicas e observar o que posso mudar no meu dia-a-dia que podem me ajudar a organizar melhor meu tempo. Vou testá-las ao longo deste ano e ir contando se está funcionando para vocês. São elas:

  • Crie uma rotina: Se você é o tipo de pessoa que odeia rotina, ter um planejamento de tempo vai ser um passo difícil de ser dado. Eu sou o tipo de pessoa que só funciona dentro de uma rotina. A maior parte das próximas dicas se basearão em construir uma.
  • Anote todas as tarefas: A base essencial de toda rotina são as tarefas que não se alteram muito. Exemplo: faculdade, trabalho, academia, etc.. É importante anotar tudo, como tempo de banho e de cozinhar. Isso vai evitar que você esqueça de incluir alguma tarefa do dia e se atrase para algum dos seus compromissos. Distribua as tarefas nos 7 dias da semana, para visualizar as brechas para tarefas pontuais.
  • Faça um cronograma todos os dias: Apesar de ter uma noção da sua rotina, todos os dias serão diferentes uns dos outros. Para saber exatamente como gastará seu tempo, e para não esquecer de nada, anote diariamente tudo o que deve ser feito. Essa lista deve ser feita sempre um dia antes, e não com antecedência, para ser feita na ordem em que deve acontecer. Para anotar tarefas e compromissos que você tem medo de esquecer use um meio diferente como calendários ampliados ou agendas pequenas. (farei vídeo sobre métodos diferentes de organização).
  • Cronometre o tempo gasto em suas atividades: Parece uma besteira, mas se não souber quanto tempo gasta em cada tarefa, não saberá como encaixá-las na sua rotina.
  • Sempre adicione contingência nos seus dias: É muito difícil cumprir tudo o que colocamos na lista de tarefas do dia, e isso acontece normalmente porque colocamos coisas demais para serem cumpridas, ou deixamos os horários muito apertados entre uma atividade e outra. Deixe sempre um tempinho sem nada ocupado, para caso de imprevistos. Se sair tudo no tempo correto, você terá um tempo vago para descansar mais.
  • Insira folgas: Um dos maiores erros que cometi em 2014 foi achar que folga era luxo, quando é uma necessidade. Se não pararmos para relaxar um pouco, ficaremos doentes, estressados, estafados e acabaremos não fazendo nada. Não abra mão do tempo correto de sono, e durante o dia deixe folgas entre as atividades mais demoradas.
  • Priorize: Eu sou a campeã mundial de planejar tudo de mais urgente que tem para fazer e perder todo o planejado porque perdi horas fazendo algo que não era previsto. Além disso, a gente sabe que nem sempre dá para cumprir a lista de milhares de coisas que queremos fazer. Rotina só dá certo se a gente elencar o que realmente é prioridade e fazer primeiro do que as menos urgentes.
  • Obedeça seu planejamento: Meio óbvio, mas como já disse, é meu maior pecado. Fazer tudo isso e não levar a sério, anula todo o trabalho. Para ajudar, dá para colocar pequenas recompensas quando o planejamento for o seguido.
  • Não deixe que controlem o seu tempo: Esse é outro dos maiores motivos que me fazem perder TUDO o que planejo para meu tempo, principalmente aqui em Arapiraca. Não sei dizer não para família e amigos, e várias vezes me vejo abrindo mão do cumprimento das minhas obrigações porque alguém me pede um favor, ou porque querem que eu acompanhe em algum lugar, ou porque é de última necessidade visitar um parente. Ou eu aprendo a dizer não às vezes, ou meu tempo nunca será suficiente para fazer tudo o que preciso.
  • Anote todas as suas metas e os seus objetivos: Essa é uma listinha para se ter visível e lembrada; é semelhante a que fiz na virada do ano, aqui no blog. Se não focarmos nela, nossos objetivos não sairão do papel. Já estou escrevendo a minha no começo da agenda, para sempre vê-la e correr atrás de realizá-la.

Ufa! Parece difícil, mas só facilita nossa vida. Já estão montando estratégias para aproveitarem melhor o tempo neste ano? Em breve faço um vídeo falando sobre como estou me organizando agora. Um beijãaao, e até mais!



Deixe um comentário