Olá, meus amoooores! Quanto tempo! Dessa vez demorei muito por estar preparando material para nosso blog :D
O mês tá começando, e trouxe a dica de algo que já uso há alguns meses: minha tabela de planejamento financeiro mensal. Planejei-a toda pra mim quando me mudei pra Recife e tive que aprender a administrar sozinha todas as despesas daqui. Isso me ajuda DEMAIS a não perder o controle da situação e administrar direitinho a renda do mês.
O segredo é anotar TUDO relativo a seu dinheiro dinheiro aí: de dez centavos que entram a dez centavos que saem. É assim que as empresas se comportam (claro que, na maioria das vezes, de forma mais complexa, mas a base é essa). Os valores são calculados diariamente, somando o saldo do dia anterior mais as entradas do dia; desse valor valor se subtrai as saídas, gerando o Total.
Antes que você ache que precisa ter feito administração pra entender a tabela, eu te asseguro que ela é muito fácil de usar e já vem cheia de facilidades. Você só terá que inserir diariamente quanto entrou e quanto saiu, e seu balancete mensal vai ficando pronto!
Na planilha, há também um espaço para você ir inserindo os gastos que ainda acontecerão. Eu uso sempre isso e, à medida que os gastos vão ocorrendo, eu vou tirando-os dessa tabelinha e colocando na prestação de contas do dia. Isso vai te ajudar a ver quanto você tem depois do que gastou até agora e quanto precisará gastar; pra estar no 'verde", você deve ter mais do que precisará gastar.
Preparei dois arquivos: um compatível com o Microsoft Excel e outro com o Libre Office (o primeiro é comumente usado em Windows e o outro no Linux). Junto com eles vai todo um tutorial ensinando você como usar.


Qualquer dúvida que vocês tenham pode me perguntar nos comentários, na página do face ou no formulário de contato. Espero que vocês gostem!

Beeijos!


Deixe um comentário